.

.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Dia do Engenheiro




O Volks Clube do Ceará parabeniza a todos os engenheiros do Ceará e do Brasil pelo seu dia. #fusca #automóveis # indústria # construção.


Em nosso país o Dia do Engenheiro é comemorado a 11 de dezembro por ter sido neste dia, no ano de 1933, a promulgação do Decreto Federal 23.569, que regulamentou à época o exercício da profissão. Em 1966, o decreto foi revogado e entrou em vigor a Lei 5.194/66, que regulamenta a profissão.
Muitas vezes, pela agitação e correria do cotidiano ou por não ter um olhar voltado para o tema, não percebemos como a Engenharia está em quase tudo que usamos, vemos ou interagimos. Isso porque os engenheiros usam e abusam de ideias, sempre investindo em métodos e técnicas economicamente viáveis, com auxílio da matemática e das ciências para tornar nossa vida mais prática e segura, aliando as melhores condições de segurança ao menor custo.
Com isso, os engenheiros são fundamentais para a evolução dos mais diversos setores, seja nas grandes cidades, no campo ou até mesmo no espaço sideral. A maioria dos produtos e serviços que utilizamos diariamente e que revolucionaram nossas vidas foi criação das mentes engenhosas dos engenheiros.
Invenções como aviões (Santos Dumont recebeu recentemente por indicação minha ao Crea-RJ o título de engenheiro post-mortem do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), motor a combustão, automóvel, elevador, eletrodomésticos, foguetes, telefone celular, ar-condicionado e computadores, por exemplo. E como conhecimento bom é conhecimento compartilhado, uma das atividades inerentes ao engenheiro também é a do ensino. Neste contexto e até em uma salutar coincidência os atuais presidentes da Academia Brasileira de Educação, Carlos Serpa, e o da Associação Brasileira de Educação, Paulo Alcântara, são engenheiros e educadores.
No livro 'Cartas a um jovem engenheiro', que lancei anos atrás, destaquei para os jovens que me perguntavam se poderiam seguir nesta formação que, qualquer um que um dia sonhou entrar na carreira de Engenharia, em algum momento, teve brotado em sua alma o sentimento de que seria capaz de transformar e de fazer com que pelo menos parte de seus sonhos se tornasse realidade. Além deste sentimento, o 'olhar de engenheiro' também se torna fundamental para a formação de um profissional de destaque. Mas que característica seria essa?
Um engenheiro deve possuir um olhar diferenciado! Deve buscar desenvolver a capacidade de perceber o que os outros não veem, e principalmente possuir o hábito do olhar técnico, não somente nas soluções construtivas e operacionais, mas compreender como tudo se coordena e funciona à sua volta. Como, ao olhar uma rua, caminhar e imaginar como foi feito o planejamento de traçado, seu calçamento, como foi construída e até mesmo o que pode estar oculto ou subterrâneo, como os sistemas de drenagem, esgotamento, gás e telefonia.
Portanto, o engenheiro deve permanentemente buscar a visão multidisciplinar e a partir disso mentalizar o futuro e trilhar o acesso às novas tendências tecnológicas de produtos e serviços, não só através de contatos com centros de referência e empresas que estão desenvolvendo tecnologias de ponta. Meu conselho, portanto, para aqueles que pretendem cursar Engenharia ou que já o façam, que estão lendo este artigo no Dia do Engenheiro' é: busque sempre olhar os desafios e nuances da vida desde cedo e você vai começar a ver o que os outros não veem e com isso você pode estar já se preparando para trilhar uma linda carreira pela Engenharia. 

Nenhum comentário: